Resenha sobre o filme "Birdman"
- Título: “Birdman – Ou A Inesperada Virtude Da Ignorância”
- Título original: "Birdman: Or (The Unexpected Virtue Of Ignorance)
- Diretor: Alejandro G. Iñárritu
- Produtores: Alejandro G. Iñárritu, John Lesher, Arnon Milchan e James W. Skotchdopole
- Roteiristas: Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris Jr. e Armando Bo
- Ano de lançamento: 2014
- Duração: 119 minutos
Nesta produção vencedora do Oscar de melhor filme, Michael Keaton, em um papel quase autobiográfico, interpreta um ator de cinema que, tendo sido o protagonista durante anos da fictícia franquia de filmes de super-herói “Birdman”, busca dar um novo rumo à sua carreira apostando literalmente tudo o que possui na produção de uma ambiciosa peça para a Broadway. As relações com os demais atores, com a sua filha, com o seu empresário e com a sua ex-mulher, somando-se às pressões autoimpostas para que o espetáculo seja um sucesso e a crítica teatral seja surpreendida positivamente, provocam profundos e cômicos diálogos com o seu alter ego, o personagem Birdman.
Além do enredo mostrar-se por si só instigante à visualização pelo público, esse título é realmente muito diferente dos demais que já vi, apresentando atributos atraentes, cativantes e peculiares. A câmera, de certa forma, persegue os atores em tomadas bastante longas; o cenário nova-iorquino é fascinante e verossímil; a trilha sonora, toda composta para bateria, é indescritível de tão competente; o ritmo é alucinante, indo da comédia ao drama, do real ao fantástico; o roteiro é bem inteligente e magistralmente conduzido; as atuações, de todos os profissionais ligados ao filme, aliás, é visivelmente coesa e comprometida; a história parte de uma situação micro para abordar uma temática macro, ou seja, as inseguranças e as insatisfações particulares de cada um de nós.
Logo, pode-se afirmar, sem qualquer receio, que “Birdman” é uma obra cinematográfica criada para permanecer na tradição do cinema como um dos impecáveis e interessantes filmes feitos ao longo da trajetória dessa notável e encantadora manifestação artística. Com certeza, todos os envolvidos na elaboração desse projeto tinham confiança absoluta de que estavam participando de algo grande, fadado a perdurar. Em suma, Alejandro G. Iñarritu e a sua talentosa equipe tiveram a ousadia de realizar algo novo e, como resultado, produziram um clássico instantâneo e imperdível.