Poeta Guilherme Mossini Mendel

"Quem escala montanhas se fortalece. Quem procura atalhos acaba se perdendo."

Textos

Entre a ilusão e o abismo

 

O país estava em crise. Crise econômica, crise social, crise política, enfim. No meio da angústia generalizada, Rodrigo, um patriota convicto, depositava sua fé inabalável na promessa de ordem e progresso ao apoiar a provável eleição de um governo de extrema-direita. Não aguentava mais esperar pelo dia da votação. A ansiedade estava perturbando-o mais do que os preços nos supermercados, mais do que o valor do litro da gasolina.

 

Quando a vitória finalmente chegou, Rodrigo não conseguia conter a sua extasiada esperança. “Agora, veremos o país renascer”, dizia para si mesmo, acreditando firmemente que o novo regime traria estabilidade a todos.

 

Mas o tempo trouxe uma impensável surpresa ao patriota. Em uma manhã cinzenta, quatro militares bateram à sua porta, incisivamente. “Sr. Rodrigo, precisamos que nos acompanhe”, anunciaram sem oferecer-lhe maiores detalhes, para, em seguida, conduzirem-no ao veículo com certa rispidez.

 

Mesmo quando o carro o levou violentamente pelas ruas desertas, sua convicção permaneceu: tudo não passava de um mal-entendido, meras formalidades patrióticas. Tudo seria esclarecido facilmente. Somente a escória comunista estava se dando mal com esse governo.

 

No ambiente lúgubre de um local secreto, surgiram três interrogadores, um mais mal-encarado do que o outro. “Explique as postagens subversivas que você fez há dez anos”, ordenou uma voz fria e autoritária. Gaguejando, Rodrigo tentou se justificar: “Eram outros tempos... Eu... eu não tinha a intenção de prejudicar ninguém. Eu estava iludido com as promessas feitas por aquele líder da esquerda.” Seus nervos não o estavam ajudando em nada, e as palavras dissolviam-se no silêncio perturbador do cômodo.

 

Momentos depois, enquanto era conduzido por um corredor estreito, um vislumbre brutal quebrou sua ilusão: dois militares, naquele mesmo espaço, vindo do sentido contrário, carregavam insensivelmente o corpo sem vida de um conhecido seu – outro apaixonado patriota. A cena esclareceu-lhe toda a verdade e, naquele instante, o homem desistiu de apoiar o Sistema, fosse qual fosse o seu comandante.

 

Então, Rodrigo foi levado até a entrada de uma sala sombria, onde entrou definitivamente.

Guilherme Mossini Mendel
Enviado por Guilherme Mossini Mendel em 12/04/2025


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras