Resenha sobre o filme "Home Room - A Sobrevivente"
- Título: "Home Room - A Sobrevivente"
- Título original: "Home Room"
- Diretor: Paul F. Ryan
- Produtores: Michael G. Emanuel e Tom Engfer
- Roteirista: Paul F. Ryan
- Ano de lançamento: 2002
- Duração: 133 minutos
"Home Room - A Sobrevivente" é um filme que costumo apreciar com os meus alunos e, posteriormente, organizar debates sobre algumas de suas memoráveis cenas e importantes temáticas, pois o considero relevante sob vários aspectos, a começar por sua narrativa, cujo ponto de partida é um dos lamentáveis atentados escolares que se tornaram tragicamente frequentes.
Enquanto a polícia investiga os culpados e as motivações do agressor, o filme nos apresenta duas adolescentes que começam a conviver (a princípio, por obrigação e falta de opção), apesar de suas diferenças marcantes. Essa relação oferece ao público variadas experiências humanas, que vão do amor genuíno ao ódio visceral. Os diálogos e as interações entre elas são meticulosamente pensados, proporcionando reflexões a respeito de conexão humana, empatia e resiliência.
Com seu enfoque sensível e verdadeiro, "Home Room - A Sobrevivente" se revela uma obra cinematográfica que ultrapassa o entretenimento, tocando em questões sociais e emocionais de forma envolvente e significativa.