Resenha sobre o filme "Sujou... Chegaram os Bears"
- Título: "Sujou... Chegaram os Bears"
- Título original: "Bad News Bears"
- Diretor: Richard Linklater
- Produtores: Jacquelyn Levine e Richard Linklater
- Roteiristas: John Requa e Glenn Ficarra
- Ano de lançamento: 2005
- Duração: 113 minutos
"Sujou... Chegaram os Bears" é uma comédia infantojuvenil que apresenta uma abordagem irreverente e envolvente sobre inclusão e superação.
O filme segue um grupo de crianças que compõem um time de beisebol, cada uma delas marcada por características que as tornam alvos de exclusão e bullying. Longe do perfil de "populares da escola", essas crianças enfrentam desafios ao tentarem aprender os fundamentos do esporte, com o objetivo de participarem de um campeonato.
A tarefa de treiná-las recai sobre um ex-jogador desajustado, interpretado de maneira memorável por Billy Bob Thornton. Sua personalidade excêntrica e abordagem não convencional acabam criando momentos cômicos e inesperados, enquanto ele tenta transformar esse grupo de jovens excluídos em uma equipe coesa e preparada para competir.
Por meio de uma narrativa divertida e carismática, o filme aborda temas relevantes, como: amizade, união, diversidade, o valor de cada indivíduo, fracasso e superação. Também, explora as dinâmicas familiares e os desafios de ensinar, entregando exemplos de vida que vão além das expectativas. Além disso, questiona os conceitos tradicionais de mocinho e bandido, expondo que nem sempre as pessoas entregam aquilo que se espera delas.
"Sujou... Chegaram os Bears" oferece ainda um retrato sutil, mas marcante, das mudanças sociais pelos quais os Estados Unidos passaram ao longo das últimas décadas, usando o esporte como pano de fundo para explorar essas transformações.
Por conta de todos esses elementos, o longa-metragem tornou-se, para mim, uma importante ferramenta de trabalho em sala de aula, porque me permite observar o espanto dos estudantes ao se depararem com a linguagem imprópria usada pelos astros mirins do filme, assim como, minutos depois, oferece oportunidades para que eu testemunhe o quanto esses mesmos discentes se sentem imersos na trama e tocados pelos ensinamentos oferecidos por ele.
Enviado por Guilherme Mossini Mendel em 31/03/2025
Alterado em 05/04/2025